O ano de 2021 me possibilitou viver o varejo na data mais intensa de uma franquia de chocolate. Diversidade nos canais de comunicação, atendimento aos clientes e principalmente diversidade no time da loja.
Quanto aos canais recebíamos pelo WhatsApp, APPs de delivery, site da franqueadora e presencial – o cliente não entrava na loja.
Na hora da tensão, do pico de vendas, os clientes recebiam o atendimento de uma equipe diversificada na cor de pele, na idade, no gênero e no tempo de empresa.

Tínhamos uma avó, negra, a mais antiga da empresa, contratada para a inauguração juntamente com o estagiário, homem, branco, muito jovem e primeiro emprego. O time também contava com a ex estagiária, hoje vendedora, grávida, cheia de vida.

Éramos tecnologicamente aprendizes e muito esforçados, atenciosos com desejos que a Páscoa fosse a mais saborosa possível.
No término dos produtos sazonais tivemos a certeza que o trabalho foi muito bem feito. A notícia da meta alcançada gerou alegria do reconhecimento na equipe.
Diversidade! Se me perguntarem uma resposta para o êxito direi: “DIVERSIDADE”. A diferença valorizada e com protagonismo na tecnologia e nas ou com as pessoas.
A diversidade nos torna mais perenes, exitosos e poéticos. Prescrevo o máximo de poesia com ou sem pandemia.

Mauricio Salkini – Administrador, Pedagogo Social e Gestor no varejo. Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS/UFF, empresário desde 1990, com experiência no Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate (nesta franquia também conselheiro). Vencedor do prêmio Ser Humano ABRH 2019. Conselheiro do Projeto Grael. Iniciante na arte dos versos e das rimas. Pai do Artur e flamenguista. Artigos na Revista da Pedagogia Social UFF, no portal Central das Franquias e na Revista N. Conteúdo no Instagram como @mauriciosalkini e Podcast “Trilogia saudável” (Spotify ou Anchor).

Posts recentes

Arquivos