Ressignificar é reinventar-se de alguma forma e atribuir um novo significado a vida ou a alguém. Implica em mexer nos “arquivos” (ensinamentos) e redefinir o “o que” e o “o como” somos. Entender que o “como” está funcionando e necessita de um ” upgrade” para continuar melhor e mais produtivo.

No dia a dia, não percebemos, mas tudo é signo, ou seja, todos os elementos ao nosso redor, seja material ou não, representam algo, carregam os próprios sentidos e desenvolvem as próprias descrições. Mas os significados podem variar, pois nós é que interpretamos às “coisas”.

Estamos constantemente, é isso é saudável, questionando os relacionamentos, o trabalho e os propósitos de vida. E perguntamos: Qual meu propósito? O que é esse propósito? Ele está ligado a coisas supérfluos ou ao meu “eu genuíno”? O que é felicidade ou o que é apenas prazer momentâneo?

Fazer essas reflexões e encontrar respostas facilita o processo de ressignificação da mente, do comportamento,da alma e  do espírito para enfrentarmos os desafios que a vida nos proporciona. Ressignificar é processo individual e não precisa de outra pessoa para iniciar. Às vezes acontece em meio às dores(mudanças) mas mudar pode doer.

Ressignificar é abrir os olhos da alma para as mudanças que se apresentam na vida. É entender que o novo sempre chega e não pede licença! E que para mudar o modo operante para as tomadas de decisões, é mudar o “jeito de ser”.

Não há momento para ressignificar, não é preciso esperar o momento perfeito ou algum acontecimento específico para começar. O que é preciso é um olhar profundo e sincero sobre si mesmo para entender o momento atual que se vive, o que pode ser benefício e quais as melhores opções de mudança existentes.

Viver buscando sobreviver é uma escolha, mesmo que a pessoa não perceba que está fazendo uma escolha, estamos todo tempo fazendo escolhas, ressignificar é uma escolha consciente em direção a um maior potencial e ao bem-estar.

Ressignificar é um processo transformador que tem a capacidade de mudar a vida de uma pessoa. À medida que mudamos a forma como vemos “as coisas” damos novos significados à elas.

       O que você precisa ressignificar na sua vida? O que realmente tem valor?

Rosemary Lomelino

Posts recentes

Arquivos